terça-feira, 4 de abril de 2017

Preciso ver com a Bengala Verde !





No passado domingo, fui a um supermercado e eis que uma senhora desconhecida vem ter comigo e diz-me:

- Gosto muito da sua bengala verde, é uma cor que gosto muito e tem muito bom gosto!

Então eu perguntei-lhe se sabia o que era uma bengala verde…

Claro que a simpática senhora, julgava que eu usava a cor verde por alguma moda ou inclinação por algum clube de futebol…

Então, aproveitei a oportunidade para lhe explicar que a bengala verde é utilizada pelas pessoas de baixa visão para assim as diferenciar dos que são totalmente cegos... 

E então, eis que a senhora ficou um pouco confusa. 

Primeiro ela não tinha a mínima ideia do que era a baixa visão, pelo que depois, veio a tal justificação de quem não sabe mesmo o que isso é:

- Ah, ainda bem que ainda vê um bocadinho… Pensei que fosse cega! - disse-me a tal senhora simpática.

Mais uma vez, tive de tentar explicar-lhe que a baixa visão é uma espécie de patamar que antecede a cegueira.

Quem tem baixa visão, realmente não pode considerar-se cego.

Mas, claro que mais uma vez defrontei-me com a incompreensão que me acompanha desde que comecei a usar a bengala verde…

Ter baixa visão, mas afinal o que isso é?

Quem tem baixa visão, poderá até ver alguma coisa, mas não o suficiente, pelo que precisa de uma bengala…

Para que as pessoas possam reconhecer a sua deficiência sem a confundir com a cegueira, a bengala verde já é utilizada em vários países como sinalização de que a pessoa ainda não é completamente cega.

Mas não me venham com a teoria dos óculos e das operações cirúrgicas ou seja lá o que for… 

Quem tem baixa visão, não consegue ver melhor com estas soluções que estão ao alcance de quem não tem uma verdadeira deficiência visual.

A baixa visão é uma deficiência visual que não pode ser corrigida com os tratamentos convencionais.

E porque a bengala tem de ser da cor verde?

A cor verde já é usada em vários países do mundo para sinalizar as pessoas com baixa visão.

Aliás, até já existem bengalas com outras cores para sinalizar outras patologias como a surdez, por exemplo.

O mais importante deste uso da tal “bengala verde” é antes de mais uma forma rápida de sinalização e de chamada de atenção especialmente para os que ainda não sofrem de uma deficiência visual.

Depois, torna-se complexo explicar que é possível ver algumas coisas enquanto que as outras passam completamente despercebidas.

Quem tem baixa visão pode ler um rótulo de um produto ou um talão de supermercado. Porém, não vai reparar num carro de compras que lhe passe ao lado…

Provavelmente quem tem baixa visão vai conseguir ler um livro, enquanto espera o autocarro. No entanto, vai ter grandes dificuldades com os degraus do autocarro, precisando da bengala verde para poder identifica-los antes de subir para o autocarro.

Uma pessoa com baixa visão poderá assinar um documento, no entanto, se não lhe disserem onde está a linha para assinar, estará a ver o papel à sua frente, sem ver a tal linha para assinar…

Uma pessoa com baixa visão poderá atender um telefonema no seu telemóvel que esteja no seu bolso ou carteira. Porém, se quiser fazer uma chamada e o telemóvel não estiver num local previamente memorizado, perderá algum tempo e por vezes desistirá de o procurar, pois não o verá mesmo que ele esteja bem à sua frente.

Uma pessoa com baixa visão poderá andar sem problemas numa rua que já tenha andado algumas vezes. No entanto, se houver obras nessa rua, nem que esteja bem sinalizado, para a pessoa com baixa visão, toda aquela alteração será um obstáculo que terá de estudar por algum tempo antes de atravessar com segurança.

Quem tem baixa visão, consegue colocar os talheres e os pratos numa mesa que já conheça. Porém, quando tiver que colocar os copos, terá de saber exatamente onde antes colocou os talheres pois arrisca-se a colocar os copos encima destes ou dos pratos…

Isso parece “de loucos” para quem não passa por isso todos os dias… Mas é assim, o que a baixa visão é!

Infelizmente, a falta de conhecimento público da doença da baixa visão provoca situações constrangedoras para os que sofrem de baixa visão.

Não são poucas as pessoas que pensam que estamos a fingir de cegos, quando, afinal de contas, não o somos.
E realmente, ainda não somos cegos…

Por isso, usar a bengala verde seria realmente, uma forma de ir dando a conhecer um problema, real e já muito doloroso, para quem dele padece.

Ao mesmo tempo, usar a bengala verde, ajudaria muito a mobilidade e a independência da pessoa com baixa visão na sua vida diária.

E ainda mais a bengala verde seria importante para que as pessoas pudessem perceber a diferença entre as pessoas completamente cegas e aquelas que ainda não são, mas que precisam de usar a bengala sem serem mal interpretadas.

Neste blogue irei partilhar as minhas experiências pessoais com o uso da bengala verde na minha vida diária.

Para além disso, irei partilhando também as minhas formas de lidar com a baixa visão no dia a dia que até podem ser úteis para outros que estão neste mesmo caminho ou que os acompanham ou conhecem...

Criei também uma página no facebook que podem também seguir e partilhar ...

Ver com a Bengala Verde - Facebook