sábado, 4 de novembro de 2017

Um livro e a biblioteca inclusiva no Centro de Reabilitação de Areosa




No dia 18 de Outubro de 2017, apresentei o meu livro “Bia por um triz” no Centro de Reabilitação da Areosa no âmbito de um workshop dedicado à bengala Branca.

Foi neste Centro de Reabilitação de Areosa que reaprendi a lidar com a minha deficiência visual. Aqui me deparei com uma realidade: eu não era a única a sofrer de baixa visão.


Quando optamos por reescrever a nossa história, precisamos de também ouvir e conhecer histórias reais de pessoas que lutam e prosseguem a sua vida social e profissional, apesar da sua cegueira, seja esta cegueira na forma progressiva ou total.


Quando me conscientizei de que não era a única nesta luta com a deficiência visual, ouvindo as experiências de vida dos outros que também vivem e sentem o que é a perda da visão na sua vida, e partilhando, sem tabus, a minha história e dificuldades no dia a dia, com a minha deficiência visual, penso que foi um dos meus mais importantes passos que dei no processo da minha readaptação.


E nesse dia da apresentação do meu livro, tive novamente a oportunidade de conhecer outro exemplo de como é, na vida real, este readaptar, diante de uma deficiência visual.


Eu não era a única convidada para falar neste dia.

Aliás, ainda antes da minha apresentação, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a outra convidada que iria falar naquele dia, a Dra. Susana Vale, cega total, que trabalha atualmente na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, mais especificamente, é ela uma das responsáveis do Serviço de Leitura Especial desta mesma biblioteca. Este Serviço de Leitura Especial - Gaia Inclusiva está acessível a todo Portugal na distancia de um email ou contacto telefónico. 


Por meio deste serviço de Leitura Especial, as pessoas com deficiência visual, como eu, têm a oportunidade de ter acesso a áudio ou outra forma mais adequada, para continuar a ler livros, sejam de que tema for. Desde livros de romances a livros de receitas, de livros de poesias a livros históricos, enfim, uma biblioteca de oportunidades de leitura em formato acessível conforme as necessidades e possibilidades de cada um.


Para além do acesso a livros, semanalmente existe um momento de poesia que é partilhado por email com áudio disponível e acessível em vários formatos. Posso dizer que este poema em áudio me tem proporcionado um ótimo momento de relax ao fim de semana porque a poesia é sempre uma oportunidade para ganharmos asas para além da nossa própria realidade, e também assim conhecermos os sentimentos de um poeta que na verdade fala também um pouco do que vive todo o ser humano pela rima ou não rima.


Quando começamos a cegar, pensamos que tudo à nossa volta deixa de rimar e de ter sentido. Na poesia da vida, por vezes as frases não rimam umas com as outras. Aliás, há quem diga que os melhores poemas são os que não rimam, ou cujas as rimas não estão ali milimetricamente colocadas.

A baixa visão é uma daquelas poesias que, a princípio, não rimam. Porém, como qualquer poesia, é preciso trabalhar nas palavras para que elas cantem vários tons, como que um músico a compor uma melodia.


Viver com a baixa visão é trabalhar todos os dias na readaptação porque a baixa visão, por vezes, está em progressão. No meu caso, por exemplo, nem sempre vejo as coisas da mesma maneira, às vezes mais focadas, outras vezes não. Quando a cegueira ainda não é total como no meu caso, lidar com esta perda gradual exige uma contínua readaptação a cada dia, a cada situação, porque a vista vai perdendo aqui e ali, certas potencialidades, e temos de estar preparados para estas perdas.


A meu ver, é muito importante fazer esta distinção entre a cegueira total e a baixa visão. São identidades diferentes porque exigem atitudes diferentes da parte dos deficientes visuais no seu dia a dia.


Enquanto que um cego já não vê nada e só tem de contar com os demais sentidos, a pessoa com baixa visão, ainda pode utilizar o resto de visão que ainda detém, porém, ao mesmo tempo precisa ir compensando a perda visual com os outros sentidos.


À medida que cegueira progride, mais e mais a pessoa com baixa visão irá necessitar de fazer um reprocessamento de tudo o que supostamente ainda vê.

Baixa visão é uma espécie de escalada até a cegueira total. Nesta escalada, a cada passo, menos vemos o que ficou para trás. Só nos resta subir, sentir sem visão, perceber sem ver.


Deixo abaixo mais pormenores sobre o Centro de Reabilitação da Areosa e a Biblioteca Municipal de Gaia – Serviço de Leitura Especial, para quem possa estar interessado em mais pormenores sobre estes serviços, e porque não, para ser divulgado entre os nossos conhecidos, para que mais pessoas que têm a mesma deficiência que eu, possam ser ajudadas a lidar com a baixa visão no seu dia, e também  continuar a ler bons livros, pois a vida não acaba com a baixa visão, antes prossegue de uma maneira totalmente nova.


E por falar em livros, ao final da apresentação, a Dra. Susana Vale solicitou-me para que também o meu livro "Bia por um Triz" fizesse parte da Biblioteca Municipal de Gaia - Serviço de Leitura Especial, o que foi uma honra para mim e ainda mais que em breve, também o meu livro "Bia por um triz" poderá ser lido por pessoas com deficiência visual.


A história da minha gata Bia também é parte da história da minha experiência com a baixa visão, que aos poucos fui descobrindo e fazendo parte do meu percurso de adaptação.

No próximo artigo irei partilhar um pouco mais em pormenor de como uma gata de rua foi capaz de me ajudar na aceitação da minha deficiência visual.



Neste artigo deixo publicamente um agradecimento muito especial ao Centro da Reabilitação de Areosa e à Dra. Susana Vale. Mais uma vez, aqui aprendi que ainda há muito a se fazer e a prosseguir, apesar da deficiência visual. 



Gaia Inclusiva – Serviço de Leitura Especial
Biblioteca Municipal de Gaia

O espaço da Gaia Inclusiva – Serviço de Leitura Especial da Biblioteca Municipal de Gaia é uma entidade produtora e difusora de materiais de leitura em formatos acessíveis: áudio, braille e digital. Para além dos deficientes visuais, idosos, acamados e incapacitados físicos podem aceder a este serviço, pelo que devem contactar esta entidade para saber mais pormenores sobre o que é necessário para os obter. Eis alguns dos seus serviços: Leitura presencial, Empréstimo domiciliário, Leitura em voz alta, Digitalização, Gravação de Audi livros disponibilizados em CD (formato wave ou MP3), Edição da "Comunicar" - Boletim Digital e Dinamização cultural. Para mais informações deixo aqui os contactos:

Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia
Rua de Angola
4430-014 Vila Nova de Gaia
Geral: 223745670
Direto: 223745676
gaiainclusiva@cm-gaia.pt
Facebook: Biblioteca Municipal de Gaia
(Estes dados foram consultados no site da Câmara Municipal de Gaia no seguinte link:

O Centro de Reabilitação da Areosa, serviço do Instituto de Segurança Social, I.P., Centro Distrital do Porto, fica situado na Rua D. Afonso Henriques, 549, 4435-005, Rio Tinto. A sua Unidade de Reabilitação Funcional de Adultos é dirigida para ajudar as pessoas com deficiência visual adquirida, com cegueira ou ambliopia, com idade superior a 16 anos, do Norte do País.  Toda a intervenção desenvolve-se através do treino de técnicas específicas de Mobilidade, Braille, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (com utilização de software específico para o PC Jaws, Abby Fine Reader e para o telemóvel), Actividades de Vida Diária.
Mais informações podem ser consultadas em: